MODERN 2014

Decks Revelados (12/06/2014)

A temporada de PTQs no formato Modern finalmente chegou! Até o ano passado ela começava sempre no início do ano, mas dessa vez a Wizards mudou todo o seu esquema de PTQs e resolveu deixar ela para a metade do ano, ou seja, agora!

Ela começou já nesse último final de semana, mas aqui no Brasil o primeiro PTQ ocorrerá apenas em Julho, dia 07, em Porto Alegre, seguido por um em São José dos Campos – SP dia 27 de Julho, Rio de Janeiro – RJ dia 16 de Agosto e encerrando a temporada aqui no nosso país no dia 23 de Agosto, em Brasília. Sim, quem acompanha sempre os PTQs pode notar que temos um a mais e parece que continuará assim para todas as outras temporadas também.

Bom, como sempre acontece, esse é o momento onde o formato Modern entra em destaque e dificilmente veremos qualquer outro formato tendo tanto foco quanto ele até essa onda de PTQs terminarem, então como de costume também, começarei a focar o Decks Revelados nesse formato, trazendo as novidades de sempre dessa coluna, onde procuro sempre mostrar decks diferentes dos tiers1 abordados em praticamente todo lugar.

Eu sempre começava com um apanhado do formato, mas eu mesmo não agüento mais ver coisas sobre Splinter Twin/Kiki-Jiki, Birthing Pod, Affinity, Jund e todas as variações que cercam esses decks desde que o Modern é Modern, mesmo com banimentos e desbanimentos, então partirei logo para as coisas diferentes do formato. Então hoje, no primeiro texto dessa temporada, resolvi fazer uma pequena compilação de combos e interações bacanas que o formato comporta e que andam meio esquecidos.

Para começar eu trago um dos decks mais divertidos da época em que comecei a entrar no cenário competitivo do Magic, quando Alara ainda era válido no Standard, o Bant Conscription:

Mythic Conscription, por Kelvin Young
2012 PTQ Barcelona - Top8

4 Birds of Paradise
4 Knight of the Reliquary
4 Lotus Cobra
4 Mirran Crusader
4 Noble Hierarch
4 Sovereigns of Lost Alara
2 Vendilion Clique
26 Creatures

1 Elspeth, Knight-Errant
3 Angelic Destiny
2 Eldrazi Conscription
4 Path to Exile
10 Spells

3 Breeding Pool
3 Forest
1 Hallowed Fountain
3 Horizon Canopy
2 Island
4 Misty Rainforest
1 Plains
1 Sejiri Steppe
2 Temple Garden
4 Verdant Catacombs
24 Lands

1 Baneslayer Angel
2 Grand Abolisher
3 Kitchen Finks
2 Linvala, Keeper of Silence
2 Spellskite
2 Summoning Trap
3 Torpor Orb
15 Sideboard

Infelizmente a lista mais recente que eu consegui achar com algum resultado relevante é essa de 2012, quando o bloco de Scars of Mirrodin nem havia terminado ainda, porém toda a base dele ainda é válida no formato e, sinceramente, me parece muito forte nos dias de hoje.

A linha de jogo do deck é conseguir acelerar a nossa geração de mana, colocar um Sovereigns of Lost Alara no campo de batalha, atacar logo em seguida com uma única criatura, puxar do nosso deck um Eldrazi Conscription e geralmente encerrar a partida.

 

Lotus Cobra, Noble Hierarch, Birds of Paradise e Knight of the Reliquary são responsáveis pelo trabalho de gerar uma enorme quantidade de mana rapidamente. Nosso Knight, quando ao lado de uma Lotus Cobra, consegue uma das melhores acelerações já vistas puxando fetch lands para abusar ao máximo da habilidade de nossa Cobra, tornando então a nossa estratégia de botar um Sovereign no campo de batalha cedo bem possível e fácil.

Depois desse objetivo completo qualquer criatura nossa pode se tornar um Eldrazi facilmente, mas a melhor que temos nessa lista para esse objetivo é Mirran Crusader, já que a sua proteção contra o preto nos salva de uma boa quantidade de remoções que poderiam acabar com o nosso "combo", sem falar também no seu golpe duplo que faz com que ele cause facilmente 24 pontos de dano totais no ataque.

Porém, como disse, a lista é bem antiga e é lógico que depois de tanto tempo encontraríamos outras ferramentas para melhorar essa estratégia. Os melhores upgrades vieram provavelmente com Innistrad, onde Geist of Saint Traft acaba sendo uma ótima criatura para carregar esse encantamento Eldrazi, como sempre foi para qualquer Aura ou Equipamento. Para quem quer uma opção mais em conta, nessa mesma coleção tivemos Invisible Stalker, então já sabem para quem apelar.

Podemos simplesmente tirar Angelic Destiny da lista, que é totalmente desnecessário, e acrescentar essas criaturas ou simplesmente tirar uma ou duas criaturas de mana (Birds ou Hierarch) para acrescentarmos essas novas criaturas com evasão. Ou até mesmo, infelizmente, tirar os Mirran Crusader, pois mesmo com suas proteções ele ainda é presa fácil de Lightning Bolts e Paths to Exile, mas não descartaria ele do sideboard simplesmente por ser ótimo contra Pod e Affinity, já que um turno extra dado para esses decks geralmente acaba em morte pro nosso lado.

Uma última inclusão que pode ser feita é a de Inkmoth Nexus na parte dos terrenos. Se atacarmos com ele, puxarmos uma Eldrazi Conscription para encanta-lo e não houver nenhum bloqueador, serão 11 marcadores de veneno de uma vez que resulta em nada mais que morte para qualquer oponente.

O próximo deck é um bem interessante e relativamente novo. Não as cartas em si, mas a estratégia que pelo menos eu nunca havia visto sendo usada antes, o que é estranho já que o deck é, ironicamente, possível desde Dragon's Maze:

Possibility Storm, por riverotter
MTGO Modern Premier - 24/5 - Top8

2 Emrakul, the Aeons Torn
1 Memnite
3 Creatures

2 Cryptic Command
2 Electrolyze
1 Gigadrowse
2 Into the Roil
4 Izzet Charm
3 Lightning Bolt
2 Mystical Teachings
1 Peek
4 Possibility Storm
4 Remand
4 Serum Visions
2 Sleight of Hand
1 Through the Breach
32 Spells

1 Blood Crypt
1 Desolate Lighthouse
1 Dreadship Reef
1 Mouth of Ronom
4 Scalding Tarn
1 Shivan Reef
3 Snow-Covered Island
1 Snow-Covered Mountain
4 Steam Vents
3 Sulfur Falls
4 Tolaria West
1 Zoetic Cavern
25 Lands

1 Anger of the Gods
2 Cavern of Souls
1 Commandeer
1 Shadow of Doubt
2 Shatterstorm
3 Snapcaster Mage
3 Teferi, Mage of Zhalfir
1 Tormod's Crypt
1 Wurmcoil Engine
15 Sideboard

A estrela da nossa estratégia aqui é Possibility Storm, onde assim que temos ela no campo de batalha basta conjurarmos um Memnite e encontrar um Emrakul no final do processo, a única criatura restante na nossa lista. As outras cartas da lista são as que constariam em qualquer outro combo, trabalhando para achar as nossas peças chave de maneira eficiente enquanto no protegem tanto antes quanto durante o combo.

  

É legal ver aqui algumas coisas meio únicas, como Tolaria West sendo uma ótima carta para procurar por nosso único Memnite, já que sua habilidade de transmutar permite procurar por cartas de custo 0, inclusive outros terrenos como Zoetic Cavern que pode muito bem ser uma criatura quando precisarmos com sua habilidade de metamorfose. Basta termos cuidado para não acertar nosso Memnite se ele ainda estiver dentro do deck.

Continuando na onda do Emrakul, temos a não tão velha estratégia com Goryo's Vengeance para trazê-lo direto do cemitério para o campo de batalha, atacar e acabar com a vida, as permanentes e tudo mais do oponente...

Breach Reanimator, por Jesseh
MTGO Modern Premier - 20/04 - Top16

4 Emrakul, the Aeons Torn
4 Griselbrand
8 Creatures

4 Faithless Looting
4 Goryo's Vengeance
4 Inquisition of Kozilek
1 Izzet Charm
3 Pentad Prism
4 Serum Visions
4 Sleight of Hand
4 Thoughtseize
4 Through the Breach
32 Spells

3 Blackcleave Cliffs
2 Blood Crypt
1 Breeding Pool
3 Creeping Tar Pit
2 Darkslick Shores
2 Gemstone Mine
2 Swamp
4 Verdant Catacombs
1 Watery Grave
20 Lands

3 Ancient Grudge
2 Boseiju, Who Shelters All
2 Firespout
4 Leyline of Sanctity
4 Leyline of the Void
15 Sideboard

O deck conta com várias interações bacanas. Uma delas é essa aí de reviver o Emrakul, outra é reviver um Griselbrand e encerrar a partida depois de múltiplas fases de combate com a ajuda de Fury of the Horde. Como? Reanimamos um Griselbrand rapidamente (pois precisamos poupar nossos pontos de vida) e atacamos com ele ganhando 7 pontos de vida. Com toda a vida que temos agora, basta comprarmos cartas até achar uma Fury of the Horde e outras duas cartas vermelhas, podendo conjurar esse feitiço sem pagar nada.

  

Com isso nós conseguimos atacar mais uma vez com o Griselbrand, ganhar mais 7 pontos de vida e mais uma chance de encontrar outra Fury of the Horde para uma última fase de combate, já que dificilmente o oponente terá mais do que 21 pontos de vida. Fazendo as contas de uma maneira bem crua, realizando esse "combo" no turno 3 e com, digamos, 16 pontos de vida devido a shocklands e fetch lands, vamos a 23 pontos de vida com o primeiro ataque do Griselbrand, permitindo então a compra de 21 cartas. Somando com as outras 7 que compraremos após o segundo ataque, mais as sete da nossa mão inicial, mais algumas que cavamos com Faithless Looting, Sleight of Hand e Serum Visions, passamos por mais de 40 cartas do nosso deck, então as chances de achar duas Fury of the Horde é MUITO grande.

Além de Goryo's Vengeance ainda temos a opção de botar as criaturas no campo de batalha direto da nossa mão mesmo com o bom e velho Through the Breach, que inclusive possui unir em arcana e Goryo's Vengeance é uma arcana e... Bom, é ganancia demais, mas pode ser uma boa opção às vezes.

O resto do deck serve para ajudar no combo como sempre, com ferramentas para cavar as peças, acelerações de mana como Spirit Guide e Pentad Prism e o mais importante: Faithless Looting para cavarmos as peças E descartarmos nossos bichões a serem revividos instantaneamente.

Partindo para a última estratégia do texto, temos um grande aggro se aproveitando bem da geração de mana de Burning-Tree Emissary que sim, está aparecendo bem no Modern também:

Gruul Aggro, por trog3r
MTGO Modern Premier - 11/03/13 - Top8

4 Burning-Tree Emissary
4 Experiment One
4 Flinthoof Boar
3 Goblin Bushwhacker
4 Goblin Guide
3 Myr Superion
4 Priest of Urabrask
4 Simian Spirit Guide
4 Vengevine
34 Creatures

4 Faithless Looting
4 Lightning Bolt
8 Spells

4 Arid Mesa
2 Forest (270)
5 Mountain (265)
4 Stomping Ground
3 Verdant Catacombs
18 Lands

2 Choke
2 Combust
4 Dismember
2 Obstinate Baloth
3 Relic of Progenitus
2 Shattering Spree
15 Sideboard

Aqui ele tem duas missões muito importantes, além da normal de ajudar a cuspir criaturas no campo de batalha rapidamente. Uma delas é trazer consigo um Myr Superion que só pode ser conjurado com manas geradas de criaturas, ou seja, as exatas duas manas que o Emissary nos oferece é exatamente o que precisamos para ter uma criatura 5/6 logo no segundo turno de jogo.

Outra é conseguir conjurar qualquer outra criatura para trazer do cemitério qualquer número de Vengevines que estiverem por lá, tanto por já terem sido mortas quanto por terem sido descartadas por um Faithless Looting, que nesse caso consegue nos oferecer mais recursos sem perder nada de uma certa maneira.

 

Ah, claro... Nesse formato temos a presença de Priest of Urabrask que é praticamente um Emissary que custa uma mana a mais, mas que também oferece uma mana a mais para se compensar. Com toda compensação, podemos colocar várias criaturas no campo de batalha num mesmo turno e finalizar conjurando um Goblin Bushwacker garantindo ímpeto para todo mundo e pegando o oponente bem de surpresa.

Esse foi só o começo da saga de decks para o formato Modern e espero que tenham gostado das abordagens e que esses decks sirvam para tirar a mesmice do formato, ainda mais para quem nem vai jogar o PTQ, mas estava procurando coisas diferentes para inovar onde joga frequentemente.

Não se esqueçam de deixar seu comentário, dúvida, crítica, elogio, sugestão e o que mais querer escrever e até a próxima semana com mais estratégias para vocês!


Paulo "Teddy" Sante


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


06/10/2016
REPOSIÇÃO - DECK BOX ULTRA-PRO DIVERSAS CORES - R$ 17,03

06/10/2016
REPOSIÇÃO - Z-BINDER LX BCW - R$ 101,12

21/09/2016
POSTAGENS PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO APENAS POR SEDEX

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 4 PACK BOOSTER POKÉMON: CRISE DUPLA


veja tudo

DECKS REVELADOS


ARTIGOS


18/05/2015

08/12/2014
PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

25/09/2014
CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

11/09/2014
AS MÍTICAS DE KHANS OF TARKIR


veja tudo

MAGIC HOUSE SCHOOL


07/01/2014
MHS #23: MECÂNICA

18/09/2013
MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

27/08/2013
MHS #21: SUBORNO

02/08/2013
MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA


veja tudo

TORNEIOS


04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

01/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

29/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

28/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

veja tudo

Item adicionado com sucesso!



O item não foi adicionado!
Veja se a quantidade está correta!



Item removido com sucesso!



Quantidade inválida ou superior a máxima permitida:



Login ou Senha inválidos!



Aconteceu um erro ao deslogar seu usuário.
Por favor recarrege a página