MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

Magic House School (18/09/2013)

Copiando Mágicas e Habilidades

Olá, pessoal!

Espero que tenham gostado do penúltimo artigo, sobre cópias de permanentes! Vi que tiveram algumas dúvidas nos comentários, mas a maior parte já estava respondida. De qualquer forma, vou dar uma passada daqui a pouco, para ajudar!

Hoje vamos continuar o assunto, depois de uma breve interrupção sobre bandidagens no MHS #21, falando sobre as cópias de mágicas e habilidades. Existem muitos cards de Magic que conjuram uma mágica que é uma cópia de uma mágica, ou que criam uma ficha, que é uma cópia de uma mágica, e nós vamos ver como eles funcionam!

Não se preocupem, apesar do nível de entendimento continuar no intermediário, esse artigo provavelmente sairá menor do que o outro, já que eu estou considerando que você já está sabendo tudo o que colocamos lá. Não sabe? Então não deixe de dar uma checada!

http://www.magichouse.com.br/artigos/mhs-20-efeitos-de-copia.html

Respostas

E que tal começar com as respostas para aquelas perguntas todas? Vamos lá!

Um jogador controla Aldeia das Copas, transformada em criatura. O oponente faz um Clone, escolhendo como alvo Aldeia das Copas. Isso é permitido? Qual(is) o(s) tipo(s) de card da cópia, seu custo de mana, e sua cor?

Permitido, e a nova permanente é um terreno, sem custo de mana, e incolor. Lembre-se que nós copiamos o que está ecsrito, mesmo que aquele card tenha sido transformado em outra coisa.

Se eu uso um Clone para copiar um card virado para baixo do meu oponente, que eu não sei qual é, quais são o nome, os tipos, o custo, o poder e a resistência, e as habilidades do meu Clone?

Sem nome, sem custo, tipo criatura, sem subtipos, 2/2, nenhuma habilidade. Ele funciona exatamente como um card virado para baixo pela habilidade Metamorfose, e não tem nada na outra face para virar para cima!

Um jogador controla Barreira de Flores. Você joga um Clone, escolhendo Barreira de Flores como alvo. Você compra um card?

Compra! O Clone entra no campo de batalha como uma cópia, portanto, quando ele entrar as habilidades de entrar em campo desencadeiam normalmente.

Se eu controlo um Demônio Sorridente, virado para baixo, e um outro efeito faz com que ele se transforme em um card do meu oponente que está virado para baixo, eu posso virá-lo para cima? Que valores copiáveis ele vai ter?

Ops, ferrou! Eu ia perguntar, na verdade, o que acontece se ele copia um card que tem metamorfose, tipo um Anjo Exaltado, virado pra cima, mas me atrapalhei, e acabei colocando virado pra baixo. No caso que eu pensei, ele poderia pagar o custo de virar pra cima do Anjo, e ele seria um Anjo, mas desse jeito não tem graça... 

A resposta é: Não pode pagar o custo para virar para cima. A regra de cards virados para baixo diz que os valores copiáveis dele são só aqueles, sem nome, sem custos, criatura, sem subtipos, 2/2, sem texto. 

Um jogador controla Metamorfo Instável. Você joga Barreira de Flores. O Metamorfo se torna uma cópia da Barreira. O jogador pode comprar um card?

Não compra, afinal de contas, desta vez, o Metamorfo já estav em jogo quando ele virou uma cópia. Isso é bem diferente de entrar em jogo como uma cópia!

Meu oponente controla uma Black Lotus, e eu uso um Copy Artifact, escolhendo-a como alvo. Quais são os tipos de card da minha cópia?

Artefato e encantamento, né? Bem besta, essa, nem sei o que estava pensando... :)

DESAFIO: Você controla Tomoya, o Revelador. O jogador alvo controla Nezumi de Presas Curtas. Algum outro efeito faz com que seu Tomoya se torne uma cópia do Nezumi. Qual o novo nome do seu card?

O nome é Estimista, o Detestável! Quando você copia um card você não copia o status dele (coisas como virado, desvirado, girado, face para cima...), então a copia terá os valores copiáveis do card copiado, porém em seu status atual. No caso, ele virou um Presas Curtas, mas com o status girado, ou seja, Estimista! Legal, né? :D

Escolhas e valores copiáveis

Como nós vimos no último artigo, um dos primeiros passos ao realizar um efeito de cópia é determinar os valores copiáveis do objeto a ser copiado. Para mágicas e habilidades na pilha, os valores copiáveis são acrescidos de algumas outras características. Além do nome, custo de mana e cor, todos os tipos, poder, resistência e lealdade, e todo o texto de regras, você copiará também todas as escolhas feitas ao colocar aquele objeto na pilha.

Isso inclui o modo, caso seja uma mágica com multiplos modos, como Comando Críptico, o valor de X, no caso de uma Labareda ou algo parecido, a decisão de pagar um custo para reforçar a mágica, com em um Canto de Orim, ou qualquer outra decisão feita na hora que ela foi para a pilha, como os multiplos alvos e a distribuição de dano em uma Bola de Fogo. Algo que você pode ter percebido aqui, é que uma das características copiadas é o alvo de uma mágica que tenha alvos! É isso mesmo, quando você copia uma mágica você copia ela já com o alvo escolhido. Sorte que a maior parte (todos?) os efeitos que copiam mágicas permitem que você escolha novos alvos para a cópia.

Uma coisa que pode não ter ficado clara: sempre que um efeito diz para você copiar uma mágica ou habilidade, ele quer dizer para colocar uma cópia dela na pilha. Isso não conta como conjurar a mágica ou ativar/desencadear a habilidade! E mesmo que você copie todas as escolhas feitas na hora de conjurar a mágica, como eu disse antes, você não copia as escolhas feitas na resolução. Mesmo por que, em geral, a cópia vai resolver antes que a mágica, mas enfim... vale ressaltar. Uma última coisa, é que a cópia utiliza as informações da mágica copiada quando alguma parte de seus efeitos se referir a algo utilizado no custo. Assim, uma mágica que te pede pra pagar pontos de vida como custo adicional, por exemplo, e causa dano igual aquele número, utilizaria os pontos pagos pelo oponente como referência. Não é necessário pagar vida de novo.

Outras características

Assim como uma ficha, uma cópia de nágica ou hailidade que vá parar em qualquer outra zona que não seja a pilha, deixa de existir. Isso é meio fácil de lembrar, por que a cópia não tem um card associado a ela.

A fonte de uma cópia de uma habilidade é a mesma fonte da habilidade copiada. Ou seja, se copia uma habilidade de causar um de dano do Feiticeiro Pródigo do seu oponente, a fonta desse novo dano ainda é o Feiticeiro Pródigo dele. Algumas vezes a habilidade vai se referir à fonte pelo nome, e mesmo que você tenha um card com aquele nome, lembre-se que a fonte é a da habilidade original. Ainda, se algum efeito estiver contando quantas vezes ma determinada habilidade foi usada no turno, por exemplo, a cópia contará como se fosse a habilidade original. Apesar de haver duas habilidades iguais na pilha, a habilidade foi utilizada somente uma vez.

Outro ponto importante quando a cópia te deixa escolher novos alvos para ela, é que esses alvos tem que ser válidos. Muitas vezes um alvo pode deixar de ser válido antes da mágica ou habilidade ser copiada, e neste caso, o jogador pode manter o lavo ilegal (não sei por que ele faria isso...) se quiser. Mas se for optar por mudar, tem que escolher um que seja válido.

Uma regra importante de lembrar, que não tem necessariamente a ver com isso tudo, é que uma mágica ou habilidade que se refira a uma permanente pelo nome sabe a que permanente ela se refere, e não vai esquecer isso se aquela permanente mudar de nome, mesmo que por um efeito de cópia. Então não adianta se tornar uma cópia de alguma coisa para evitar um efeito que esteja especificamente procurando por uma permanente, ele vai achá-la.

Pra terminar, um efeito que porventura te instrua a conjurar uma cópia de uma mágica, está te dizendo para copiá-la e depois conjurá-la. Neste caso, aquela ideia de a cópia entrar diretamente na pilha não existe, e ela tem que ser conjurada com base nas regras para conjurar uma mágica. Por exemplo, ela não pode ter um alvo ilegal.

E é isso! Muita coisa, né? Pronto para responder umas perguntinhas?

Perguntas

Um Metamorfo Instável copia um Amodonte Enlouquecido, e utiliza sua habilidade para ganhar +3/+0, sabendo que terá que sacrificá-lo no final do turno. Antes disso, porém, um Dragão de Shiva entra em campo, e o Metamorfo se torna uma cópia dele. O que acontece no final do turno?

Um jogador usa seu Medalhão da Pirataria para dar travessia de ilha para um de seus dois Esqueletos de Carga. O oponente utiliza um Fork para copiar o Medalhão. Ele pode dar +2/-1 para aquele esqueleto com a cópia? E dar travessia de ilha para outro esqueleto? E dar +2/-1 para outro esqueleto?

Um jogador utiliza um Arremessar, sacrificando seu Anjo Serra. O oponente, quecontrola um Ursos Cinzentos, tenta copiar esse Arremessar com um Reverberar. Ele pode fazer isso? Ele deve sacrificar o Ursos? Quanto dano o Arremessar irá causar?

E para lembrar do outro artigo: Um jogador conjura Vesuvan Doppelganger como uma cópia de uma Porta-Voz, e escolhe azul. Mais tarde, o Doppelganger copia um Elfo Quirion, cuja cor escolhida era vermelho. Essa cópia do Elfo pode adicionar que cor(es) de mana, além de verde?

Por enquanto é isso, pessoal, espero que não haja nenhuma pergunta bizarra dessa vez, e nos vemos na próxima!

Respondam aí, que eu dou uma passada para ver. Respostas nos comentários, ou no próximo artigo, nunca se sabe...

Até!

Rodrigo “Alma”, N2.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


06/10/2016
REPOSIÇÃO - DECK BOX ULTRA-PRO DIVERSAS CORES - R$ 17,03

06/10/2016
REPOSIÇÃO - Z-BINDER LX BCW - R$ 101,12

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 4 PACK BOOSTER POKÉMON: CRISE DUPLA

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 2 PACK BOOSTER POKÉMON + MINI ÁLBUM (GOODRA) - R$ 34,81


veja tudo

DECKS REVELADOS


ARTIGOS


18/05/2015

08/12/2014
PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

25/09/2014
CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

11/09/2014
AS MÍTICAS DE KHANS OF TARKIR


veja tudo

MAGIC HOUSE SCHOOL


07/01/2014
MHS #23: MECÂNICA

18/09/2013
MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

27/08/2013
MHS #21: SUBORNO

02/08/2013
MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA


veja tudo

TORNEIOS


04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

01/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

29/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

28/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

veja tudo

Item adicionado com sucesso!



O item não foi adicionado!
Veja se a quantidade está correta!



Item removido com sucesso!



Quantidade inválida ou superior a máxima permitida:



Login ou Senha inválidos!



Aconteceu um erro ao deslogar seu usuário.
Por favor recarrege a página