MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA

Magic House School (02/08/2013)

Nível Intermediário:  Copiando permanentes


Olá.


No artigo de hoje, e também no próximo, revisaremos uma das situações que mais dão erros em provas de juiz, e que tem potencial para causar grandes problemas durante uma partida, as cópias. Esses artigos terão o nível da discussão um pouco mais alto do que nós estávamos acostumados. Não se assuste! As discussões de regras podem ir bem longe, e, em geral, são mais úteis para juízes e jogadores de torneios super competitivos.


Neste artigo vamos nos focar na parte mais fácil, cópias de permanentes. Mesmo assim, a tendência é ser bem difícil!
Um efeito de cópia de permanentes, em geral, transforma um card em uma cópia de uma permanente, ou coloca em jogo uma ficha que é uma cópia de uma permanente. Diversos cards na história do Magic fazem isso, desde as primeiras edições, inclusive na primera de todas, até as edições mais atuais. Vale lembrar que, antigamente, alguns cards eram impressos com a frase “procure uma cópia do card”, porém, eles não se referem a cópias, e até sofreram uma reformulação deste texto. No caso, nós estamos procurando cards que dizem “entra no campo de batalha como uma cópia”, ou variações disso.


Cópias são difíceis por que exigem que o jogador mantenha em mente informações que não estão explícitas no card, afinal de contas, foram copiadas de outro card, e podem criar interações novas, que o jogador não tinha planejado. Quando você põe um card de cópia no seu baralho, você não sabe o que ele vai copiar até a hora de fazê-lo, e isso te exige repensar a todo momento suas estratégias para aquele card. Além disso, são difíceis do ponto de vista das regras, por que é necessário entender que tipo de informação o card copia, e que tipo fica de fora, e como essas novas informações adquiridas pelo card intereferem com os outros cards em campo.


Valores copiáveis


Valores copiáveis são as informações que um card adquire quando copia outro. As permanentes que entram em jogo como uma cópia de alguma outra permanente já adquirem esses valores ao entrar, ou seja, elas nunca estiveram em jogo com suas características impressas, e sim com as características da permanente copiada. Isso é bem importante, pois existem muitos cards que alteram as permanente em jogo de acordo com alguns valores que são copiáveis, como, por exemplo, o subtipo , então fique atento.


Os valores copiáveis incluem o nome, custo de mana, tipo, subtipo e supertipo, todo o texto de regras, poder, resistência e lealdade. É muita coisa, mas é só isso que é mudado! Nenhuma outra característica é copiada. Daqui saem algumas informações derivadas. Por exemplo, ao copiar o custo de mana, o card copia, também, a cor do outro card, afinal de contas, a cor é uma consequência do custo de mana. Muitas vezes a cor do card não é determinada pelo custo de mana, e sim por uma habilidade, mas como isso está no texto de regras, ela também é copiada.


Vale ressaltar dois casos especiais. Algumas vezes um card entra no campo de batalha, e tem seus valores copiáveis alterados por uma habilidade estática que define seus valores copiáveis conforme ele entra. Por exemplo, se uma criatura tem uma habilidade que diz para você escolher um tipo, e que ele é daquele tipo ao entrar em campo, o valor copiável que você poderá copiar inclui aquele tipo.


Outro caso é o de copiar uma cópia. Você joga um card que tem um efeito de cópia, e o seu alvo também é um card que teve um efeito de cópia. Nesse caso, todos os valores copiáveis estão alterados, de forma que o card que está copiando neste momento encontrará os valores novos para copiar, e não os valores impressos.


Porém, se o valor copiável foi alterado por uma habilidade que não esteja entre aquelas que atuam conforme ele entra em campo, o valor encontrado vai ser o que está impresso. Por exemplo, se você tenta copiar um terreno que tem a habilidade de se transformar em criatura, e está transformado, com uma card que copia uma criatura, vai dar certo, mas ele vai ser um terreno não transformado, e não uma criatura.


Ou seja, existem algumas poucas excessões, mas a regra geral, que vai te resolver a maioria das situações é: Copie somente o que está impresso no card.


Situações especiais


Se um card tenta copiar uma criatura que tem a face virada para baixo, como no caso da habilidade metamorfose, ele terá os valores copiáveis deste. Ou seja, neste caso, ele será uma criatura, sem subtipo, sem custo de mana, sem nome, 2/2, sem habilidades. Os valores que estão virados para baixo não são relevantes, por que essa criatura não tem outra face, ela já está virada para cima. Não teve nada virando ela para baixo desde que ela entrou em campo, e não tem nada impresso na outra face dela!


Uma situação semelhante acontece quando se tenta copiar um card que tem duas faces. Somente os valores copiáveis da face visível são copiados. Se uma habilidade tentar trocar a face do card, ela não vai fazer nada, afinal de contas, como no caso anterior, não tem nada impresso na outra face do card, e ele não é um card de face dupla.


Alguns cards causam alterações ao processo de copiar, geralmente para deixar de copiar alguma característica, ou para conferir uma habilidade extra à cópia. Neste caso todo o processo acontece normalmente, exceto que, na hora d ecopiar o texto de regras, a habilidade é adicionada. No primeiro caso, copia-se todos os valores copiáveis, e então aplica-se a excessão que for determinada. Essa excssão pode fazer com que alguns dos valores copiáveis não sejam copiados.


Por fim, sempre que uma habilidade se refira a uma permanente específica pelo nome, ela “sabe” quem é aquela permanente, mesmo que o nome dela tenha sido alterado por algum efeito, por exemplo, por um efeito de cópia. Transformar a sua criatura em uma cópia de outra não salva ela de algum efeito que estava procurando especificamente por ela, só por que ela mudou de nome.


Alguns casos


Agora que vocês pegaram o principal da teoria sobre copiar permanentes, vamos ver alguns exemplos de jogo, em que essas regras se aplicam. Respondam nos comentários, se quiserem, e eu dou um gabarito no próximo artigo, aqui an Magic House. Lembrem-se de voltar no texto, se não souberem o que acontece. A resposta está sempre lá.


•    Um jogador controla Aldeia das Copas, transformada em criatura. O oponente faz um Clone, escolhendo como alvo Aldeia das Copas. Isso é permitido? Qual(is) o(s) tipo(s) de card da cópia, seu custo de mana, e sua cor?


•    Se eu uso um Clone para copiar um card virado para baixo do meu oponente, que eu não sei qual é, quais são o nome, os tipos, o custo, o poder e a resistência, e as habilidades do meu Clone?


•    Um jogador controla Barreira de Flores. Você joga um Clone, escolhendo Barreira de Flores como alvo. Você compra um card?


•    Se eu controlo um Demônio Sorridente, virado para baixo, e um outro efeito faz com que ele se transforme em um card do meu oponente que está virado para baixo, eu posso virá-lo para cima? Que valores copiáveis ele vai ter?


•    Um jogador controla Metamorfo Instável. Você joga Barreira de Flores. O Metamorfo se torna uma cópia da Barreira. O jogador pode comprar um card?


•    Meu oponente controla uma Black Lotus, e eu uso um Copy Artifact, escolhendo-a como alvo. Quais são os tipos de card da minha cópia?


•    DESAFIO: Você controla Tomoya, o Revelador. O jogador alvo controla Nezumi de Presas Curtas. Algum outro efeito faz com que seu Tomoya se torne uma cópia do Nezumi. Qual o novo nome do seu card?


E aí, sabe todas? Não é tão difícil, mas vamos fazer um suspensezinho até o próximo artigo, daqui duas semanas! E já aviso, o próximo vai subir o nível mais ainda!


Se precisar de um exemplo de algumas das regras deste artigo, me manda um comentário aí que eu invento um. 
:)

 

Espero que tenham gostado, e até a próxima!


Rodrigo “Alma”
N2 – SP/SP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


06/10/2016
REPOSIÇÃO - DECK BOX ULTRA-PRO DIVERSAS CORES - R$ 17,03

06/10/2016
REPOSIÇÃO - Z-BINDER LX BCW - R$ 101,12

21/09/2016
POSTAGENS PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO APENAS POR SEDEX

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 4 PACK BOOSTER POKÉMON: CRISE DUPLA


veja tudo

DECKS REVELADOS


ARTIGOS


18/05/2015

08/12/2014
PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

25/09/2014
CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

11/09/2014
AS MÍTICAS DE KHANS OF TARKIR


veja tudo

MAGIC HOUSE SCHOOL


07/01/2014
MHS #23: MECÂNICA

18/09/2013
MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

27/08/2013
MHS #21: SUBORNO

02/08/2013
MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA


veja tudo

TORNEIOS


04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

01/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

29/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

28/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

veja tudo

Item adicionado com sucesso!



O item não foi adicionado!
Veja se a quantidade está correta!



Item removido com sucesso!



Quantidade inválida ou superior a máxima permitida:



Login ou Senha inválidos!



Aconteceu um erro ao deslogar seu usuário.
Por favor recarrege a página