GREEN AGGRO & DEVOTION

Decks Revelados (04/06/2014)

Bem-vindos a mais um Decks Revelados! Recentemente eu estranhamente comecei a dar mais valor para os decks monocoloridos ou com o mínimo de splash para uma coisa ou outra. Já falei sobre o Blue Devotion no último texto e hoje venho falar sobre duas estratégias verdes que estou gostando muito.

Não que eu goste dessas estratégias de uma cor só, pelo contrário, sempre achei elas muito limitadas, porém por algum motivo (provavelmente a rotação ou o fato de eu estar mais voltado para coisas em conta) eu estou olhando cada vez mais interessado para esses decks que são muitos. Praticamente todas as cores continuam com estratégias fortes sem precisar de uma cor auxiliar e isso ajuda muito quem também está pensando nos mesmos pontos que eu.

Bem, sem mais delongas, o primeiro deck verde que eu gostaria de destacar aqui no Decks Revelados de hoje é o grande Green Devotion:

Green Devotion, por greententacle
Standard Daily - 31/05

18 Forest
4 Nykthos, Shrine to Nyx
22 Lands

4 Boon Satyr
4 Burning-Tree Emissary
4 Courser of Kruphix
4 Eidolon of Blossoms
4 Elvish Mystic
2 Nylea, God of the Hunt
4 Polukranos, World Eater
4 Sylvan Caryatid
4 Voyaging Satyr
34 Creatures

4 Garruk, Caller of Beasts
4 Spells

3 Arbor Colossus
2 Bramblecrush
4 Nylea's Disciple
2 Plummet
4 Setessan Tactics
15 Sideboard

Essa estratégia já é bem antiga e a única coisa que temos novo aqui mesmo é Eidolon of Blossoms na lista principal e Setessan Tactics no sideboard, duas das minhas cartas preferidas de Journey into Nyx.

 

Mas vocês devem estar se perguntando o motivo de eu destacar um deck simples e antigo, certo? Estamos presenciando um formato onde quem não joga grande ou extremamente rápido, ou se prepara única e exclusivamente para combater essas duas estratégias provavelmente não consegue chegar a lugar algum.

Peguem qualquer deck que faz sucesso hoje no Standard e avaliem se ele se encaixa em algumas dessas estratégias. Temos os Monsters, o Black Devotions e suas variantes que jogam grande com Stormbreath, Elspeth, Desecration e Blood Baron, temos o RW Burn, o Black e o White Aggro que são muito rápidos (ou ignora qualquer coisa como o Burn) e o Esper que tenta simplesmente responder tudo, mas que vem aparecendo cada vez menos no formato.

Dificilmente temos uma estratégia que tenta mixar duas dessas características de uma vez e acaba se saindo bem a longo prazo. Os decks estão se focando mais agora em determinado momento do jogo e o formato oferece ótimas ferramentas independente da sua escolha, o que é bom para eles, mas acaba matando alguns decks que queriam ficar no meio termo. Mas...

Esse grande Green Devotion consegue ser praticamente o último remanescente desse meio termo que vem conseguindo reinventar esse conceito no Standard. Conseguimos ser rápidos com todas as fontes de aceleração que temos e ainda jogar grande com nossas cópias de Polukrano, Garruk e Nylea.

  

A chegada de Eidolon of Blossoms acaba oferecendo uma maneira de repor as cartas em nossa mão que antes era trabalho único e exclusivo do nosso amigo Garruk (que o faz muito bem ainda, diga-se de passagem).

Além de ajudar para a nossa devoção ao verde, ainda consegue nos oferecer uma carta sempre que um dos nossos Boon Satyr, Courser of Kruphix ou até nossas cópias de Nylea entra no campo de batalha. Isso sem contar com os outros Eidolons da lista que se acumulam e nos oferecem cada vez mais cartas.

Quem já jogou com ou contra um Green Devotion nesse estilo sabe o quanto é frustrando muitas vezes descarregar a mão cheia de acelerados e não ter mais nada para conjurar e botar uma pressão decente em cima do oponente, esperando e rezando para que um Garruk aparecesse do topo para mudar a situação. Agora não dependemos apenas desse walker, tendo então mais quatro cartas para nos ajudar a ter sempre o que fazer.

Outra carta que deixa essa estratégia bem forte, mesmo que presente apenas no sideboard, é Setessan Tactics, pois oferece para a cor verde uma remoção em massa em diversas situações de jogo. Somando ela com nossas criaturas grandes, podemos remover qualquer coisa do outro lado do campo de batalha e voltar com tudo. Nem precisamos só de criaturas tão grandes assim também, pois essa mágica mesmo oferece +1/+1 para quem vai lutar, então se precisamos remover qualquer coisa com 2/2 quase qualquer criatura nossa serve e ainda deixamos ela viva.

Sendo assim podemos cuidar tanto de decks agressivos quanto de decks maiores. Um Polukrano 6/6 pode facilmente lutar contra um Desecration Demon ou Stormbreath Dragon sem problemas, e raramente você terá um Polukrano somente 6/6, certo?

Agora, tem também uma estratégia apenas verde e bem em conta para quem gosta de apostar em velocidade e sem gastar muito, que é o Devotion Aggro:

Green Aggro, por Hord0r
Standard Daily - 31/05

19 Forest
19 Lands

4 Brushstrider
4 Burning-Tree Emissary
3 Dryad Militant
4 Elvish Mystic
4 Experiment One
4 Kalonian Tusker
3 Reverent Hunter
4 Slaughterhorn
3 Wild Beastmaster
33 Creatures

4 Aspect of Hydra
2 Giant Growth
2 Ranger's Guile
8 Spells

1 Bow of Nylea
2 Hunt the Hunter
2 Mending Touch
4 Mistcutter Hydra
1 Nylea's Disciple
2 Plummet
1 Ranger's Guile
2 Unravel the Aether
15 Sideboard

Aqui a nossa devoção serve não para gerar uma quantidade enorme de mana, mas sim para conseguir um Reverent Hunter gigantesco no turno 3 com a ajuda de Burning-Tree Emissary e todo esse monte de criaturas que podemos conjurar com a mana gerada por ele.

 

Mas se ele morrer não tem problema, pois também contamos com quatro cópias de Aspect of Hydra para se aproveitar da devoção que ficou no campo de batalha, permitindo que qualquer criatura que passe pela defesa do oponente seja responsável por causar uma quantidade enorme de dano graças a essa mágica.

Vale lembrar ainda que um Wild Beastmaster pode “replicar” essa mágica e deixar todas as nossas criaturas gigantes caso ele seja o alvo de um Aspect of Hydra antes de atacar. Claro que é até ganância pensar em tal jogada, mas não é nada incomum pegar o oponente todo virado e desprevenido para conseguirmos finalizar o jogo com essa interação.

A lista me parece bem forte do jeito que está, mas ainda assim eu gostaria de encaixar uma ou duas cópias de Hall of Triumph aqui para ajudar permanentemente as criaturas pequenas. Claro que todas essas mágicas deixam elas enormes sempre que precisarmos, mas um pouco de consistência para ajudar a nossa quantidade e velocidade jamais será ruim, então eu tentaria remover provavelmente um Giant Growth para isso.

Caso alguém deseje tentar um misto entre essas duas estratégias ainda, podemos pegar como base a seguinte lista:

Green Aggro Devotion, por suckatog_trader
Standard Daily - 19/05

18 Forest
2 Mutavault
2 Nykthos, Shrine to Nyx
22 Lands

1 Bassara Tower Archer
4 Boon Satyr
4 Burning-Tree Emissary
4 Elvish Mystic
4 Experiment One
1 Golden Hind
4 Kalonian Tusker
2 Nylea, God of the Hunt
1 Scavenging Ooze
4 Witchstalker
29 Creatures

4 Aspect of Hydra
2 Bow of Nylea
2 Ranger's Guile
1 Setessan Tactics
9 Spells

4 Mistcutter Hydra
4 Nylea's Disciple
1 Ranger's Guile
1 Setessan Tactics
2 Skylasher
1 Tower Defense
2 Unravel the AEther
15 Sideboard

Aqui não temos nenhum Polukrano ou Garruk, mas deixamos ela um pouco mais lenta que a anterior com a presença de Boon Satyr, Witchstalker e Nylea, diminuindo as fraquezas que qualquer lista stompy tem quando se trata de jogar numa linha muito reta. A nossa devoção continua enorme e agora com Nylea temos onde descarregar toda a mana que um Nykthos pode gerar, logo é uma oportunidade perfeita para voltar com ele aqui.

Continuamos com Aspect of Hydra, mas tiramos Giant Growth de vez, nem para a entrada de Hall of Triumph, mas sim para Bow of Nylea oferecendo toque mortífero para todas as nossas criaturas atacantes que é uma habilidade bem forte quando combinada com atropelar. Para quem não sabe, se uma criatura possui essas duas habilidades e é bloqueada, precisamos causar apenas 1 ponto de dano nas bloqueadores, que já será considerado dano letal, e por isso todo o resto passará.

Tudo isso misturado com o bônus que uma Nylea pode oferecer, um agraciar de um Boon Satyr ou até mesmo um Aspect of Hydra deixando uma criatura gigante é responsável por mandar qualquer defesa do oponente para o espaço.

Veja que conseguimos esse tanto de variação de estratégias apenas com uma cor e talvez seja por isso que os decks de uma cor só estão começando a me chamar a atenção no momento. Não ficamos tão presos a algo fixo, pois a pool de cartas que temos no momento é grande o suficiente para nos oferecer diversas opções de customização sem prejudicar a estratégia principal de nosso deck. Não sei se isso é possível com mais cores, mas só de saber que uma cor consegue fazer isso já me deixa feliz. Se alguém tiver uma estratégia monocolorida de outra cor que não seja verde e é diferente das demais encontradas por aí, poste aí nos comentários 

Por hoje é só! Espero que tenham gostado dessa abordagem da cor verde tentando fugir um pouco dos padrões do Standard, e que retornem aqui na próxima semana para curtir mais um Decks Revelados. Críticas, sugestões, elogios (claro!) e comentários no geral podem ser deixados logo abaixo e espero que deixem. Até a próxima!


Paulo "Teddy" Sante


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


06/10/2016
REPOSIÇÃO - DECK BOX ULTRA-PRO DIVERSAS CORES - R$ 17,03

06/10/2016
REPOSIÇÃO - Z-BINDER LX BCW - R$ 101,12

21/09/2016
POSTAGENS PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO APENAS POR SEDEX

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 4 PACK BOOSTER POKÉMON: CRISE DUPLA


veja tudo

DECKS REVELADOS


ARTIGOS


18/05/2015

08/12/2014
PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

25/09/2014
CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

11/09/2014
AS MÍTICAS DE KHANS OF TARKIR


veja tudo

MAGIC HOUSE SCHOOL


07/01/2014
MHS #23: MECÂNICA

18/09/2013
MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

27/08/2013
MHS #21: SUBORNO

02/08/2013
MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA


veja tudo

TORNEIOS


04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

01/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

29/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

28/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

veja tudo

Item adicionado com sucesso!



O item não foi adicionado!
Veja se a quantidade está correta!



Item removido com sucesso!



Quantidade inválida ou superior a máxima permitida:



Login ou Senha inválidos!



Aconteceu um erro ao deslogar seu usuário.
Por favor recarrege a página