CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

Artigo (25/09/2014)

Todos têm seus olhos voltados para as melhores cartas da coleção no momento, mas como não houve nenhum torneio grande ainda no Standard, às vezes alguns tesouros podem passar despercebidamente pelos olhos da galera e acabar explodindo de uma hora para outra com o primeiro Open que acontece nesse final de semana na Starcity ou no Pro Tour que teremos em breve.

Se vocês notarem, algumas cartas já tiveram seu preço aumentado um bocado desde que a pré-venda da coleção começou.  Crackling Doom, por exemplo, parece mais forte a cada dia que passa e listas surgem na combinação Mardu. Sorin também explodiu de preço nessa semana e praticamente qualquer lista BW que se preze sempre conta com algumas cópias desse walker.

Por isso, ao invés de fazer um review geral sobre as raras da coleção, destacarei cinco raras que me agradam bem, mas estão fora dos holofotes no momento. Sendo assim, pretendo conseguir as minhas cópias das seguintes cartas o mais rápido possível antes que se torne completamente inviável e eu me arrependa. Bom, pegar carta barata dificilmente trará prejuízos, então vamos lá!

Acredito que todo mundo esteja meio traumatizado ainda com Restoration Angel no Standard e felizmente High Sentinels of Arashin está longe de ser uma ameaça como nosso antigo anjo, porém, custar 4 manas e ter um corpo 3/4 com voar, graças ao Restoration, impõe certo respeito. Aqui, assim como seu antecessor, temos mais uma criatura com três habilidades: a de voar, como já citado, a de ficar mais forte para cada marcador +1/+1 nas nossas outras criaturas, e a habilidade de colocar marcador nas nossas criaturas.

Ele consegue deixar outra criatura maior e se tornar 4/5 sem nenhum problema, e esse sim é um corpo de respeito, tanto para defesa quanto para ataque, mas ele pode crescer muito mais que isso em pouco tempo com sua habilidade. E mesmo sem depender dela, existem inúmeros cards no Standard que conseguem ganhar ou oferecer marcadores +1/+1 facilmente. Temos a habilidade monstruoso e heroico em Theros e todo o clã Abzan em Khans of Tarkir, com sua habilidade outlast e cartas como Abzan Ascendancy e Abzan Charm, além de Ajani Steadfast em Magic 2015! Resumindo, essa é uma criatura que pode sair de controle rapidamente no campo de batalha e acabar com o oponente num piscar de olhos.

Outra utilidade dela também é auxiliar as nossas remoções. Como Chapin apontou num texto recente, a habilidade que menos se destaca de um Abzan Charm, a de distribuir dois marcadores +1/+1 entre criaturas, pode ser muito útil se tivermos uma Elspeth no campo de batalha, deixando as criaturas do nosso oponente com 4 pontos de poder para varrer elas com a segunda habilidade dessa planeswalkers.

High Sentinels of Arashin também pode fazer isso e, considerando o tanto de cartas que temos que se preocupam com poder e resistência de uma criatura, realmente pode ser bem útil em diversas situações. Abzan Charm, Daxos of Meletis, Elspeth, Reprisal e Suspension Field são todas cartas que podem ser bem consideradas hoje em dia em vários decks e se aproveitariam muito bem de marcadores nas criaturas do oponente.

Esqueça a habilidade de metamorfose dessa criatura e sempre a conjure-a por suas seis manas. A partir daí, podemos contar nos dedos as cartas com potencial de jogo no Standard que podem cuidar de uma criatura com resistência à magia. Preparados?

- Crackling Doom
- Elspeth, Sun’s Champion
- End Hostilities

Duas cartas brancas e uma de três cores. Os demais efeitos de sacrifício dificilmente aparecerão em algum deck forte no formato e outras remoções em massa como Fated Retribution podem até aparecer em alguns decks, mas ainda são piores que End Hostilities de maneira geral, sendo assim, Sagu Mauler se torna uma criatura insana no Standard!

Mas não é só com remoções que tiramos uma criatura do campo de batalha, né? Ainda podemos nos utilizar do combate para isso, pois é claro que nosso oponente atacará com a sua criatura 6/6 com atropelar e resistência à magia sem tirar as ameaças que se encontram do outro lado da mesa. Quem não ataca a toa sempre, não é mesmo? Ironias a parte, basta virar alguma das criaturas, ou matar ela (melhor ainda) para que a defesa do oponente não chegue a 6 pontos de ataque.

Caryatids e Coursers ficam chateados com a situação também, pois o atropelar torna ainda mais difícil de parar ou evitar ou enrolar essa criatura. Será o beater de algum deck com certeza, nem que seja no sideboard!

Eu adoro ver as discussões sobre essa carta nos fóruns e sites de estratégia, sempre surgem comentários de situações bizarras onde ela pode ser usada eficientemente e, quando você para pra pensar, nem são tão bizarras assim e realmente podem fazer dessa carta um estouro tanto no Standard quanto até mesmo no Legacy e Modern.

Primeiramente, todos esses três formatos agora possuem fetchlands, o que já pode acrescentar uma ou duas cartas na contagem de cartas no cemitério para usarmos sua habilidade de esquadrinhar (se não ela realmente seria um lixo). Aí somasse que estamos jogando de azul, então teremos um cantrip aqui, uma anulação ali, uma remoção lá... Pronto, dá pra juntar umas cinco cartas no nosso cemitério fácil, fácil, o que nos permite cavar nas sete primeiras cartas do topo do nosso grimório por apenas 3 manas.

Peer Through Depths nos permite cavar por uma instantânea ou feitiço nas cinco primeiras cartas do nosso grimório por apenas duas manas. Aqui estamos cavando por DUAS cartar, de QUALQUER tipo, por geralmente 3 manas. E isso num exemplo meio realista, porém não será nem um pouco surreal ter essa mágica conjurada pelas mesmas duas manas de um Peer Through Depths.

Não é nos dois primeiros turnos de uma partida que estaremos procurando por recursos tão desesperadamente assim (não no Standard), então dá tempo de preencher o cemitério tranquilamente para abusarmos do efeito. Nos outros formatos, o cemitério fica lotado num velocidade bem maior que no Standard, ainda mais em combos, então essa mágica acaba tendo seu valor também nesses decks.

Sim, uma carta de sideboard, mas que pode ser MUITO útil em praticamente qualquer Burn que suporte essas duas cores. Qual a pior ameaça para um deck que quer queimar a vida de um oponente o mais rápido possível? Pontos de vida, que geralmente vem na forma de vínculo com a vida de um Wurmcoil sem graça, por exemplo... Com Deflecting Palm nós não só impedimos o oponente de ganhar 6 pontos de vida nesse caso, como evitamos perder 6 pontos de vida e ainda causamos 6 pontos de dano nele. Parece ótimo!

Partindo para o Standard, a maioria dos decks parece contar com criaturas grandes nesse começo do formato, então uma carta de duas manas sempre atrasará o rush do oponente enquanto acelera o nosso. Seria como ganhar vida e causar dano ao mesmo tempo... Como uma Lightning Helix se usada em uma criatura 3/X. O legal é que não previne nem só de criaturas, mas de mágicas também. Stoke the Flames está aí, então numa mirror de Burn ou Aggro essa carta ainda seria muito forte.

Tudo bem, isso não fará o preço dela estourar, mas ainda assim é uma carta que eu teria medo de enfrentar na maioria das vezes, a não ser que eu esteja jogando de controle, já que não terei quase nenhuma fonte que cause tanto dano assim...

Para finalizar, uma carta que citei no começo do texto. Já disse que ela está aparentando ser cada vez melhor e não paramos de ver elogios sobre ela na internet de diversos jogadores e escritores. E tudo faz sentido.

Mesmo custando 3 manas e de três cores diferentes, temos de levar em consideração todo o seu efeito. Os dois pontos de dano que ela causa geralmente são relevantes apenas se estivermos com um deck agressivo, nos ajudando a não desacelerar o nosso ritmo, mas ainda assim em decks Midranges esses 2 pontos de dano podem atingir um planeswalkers e no mínimo ajudar a atrasar ele para sua última habilidade ou qualquer outra que necessite de um –X.

Já o seu efeito de sacrificar uma criatura é bem mais poderoso que qualquer sacrifício que temos hoje no Standard, simplesmente porque a carta continua não dando alvo (o que é relevante ainda em alguns casos, vide Sagu Mauler) e obriga o oponente a sacrificar o maior bicho dele, que é o que geralmente queremos tirar do campo de batalha, então nem adianta tentar regenerar, deixar indestrutível ou com resistência a magia que a criatura ainda será enviada para o cemitério sem dó nem piedade.

Com isso em mente temos uma remoção quase direta, por apenas 3 manas e que ainda causa dano. Como essa carta seria ruim? A única maneira seria a combinação Mardu realmente ser um fiasco, mas duvido muito que isso aconteça, já que ela é uma das mais exploradas por todo mundo desde o final dos spoilers, logo, garantam seus Crackling Doom enquanto estão com um bom preço.

Por hoje é só! Espero que tenham gostado de mais esse review e que estejam preparados para jogar com Khans of Tarkir, pois tenho certeza que no momento em que vocês estão lendo isso, a coleção já está sendo válida em todos os formatos! Ah! Não deixem de comentar e deixar a sua carta preferida da coleção, mas que todo mundo está ignorando. Até!


Paulo "Teddy" Sante


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


06/10/2016
REPOSIÇÃO - DECK BOX ULTRA-PRO DIVERSAS CORES - R$ 17,03

06/10/2016
REPOSIÇÃO - Z-BINDER LX BCW - R$ 101,12

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 4 PACK BOOSTER POKÉMON: CRISE DUPLA

21/09/2016
REPOSIÇÃO - 2 PACK BOOSTER POKÉMON + MINI ÁLBUM (GOODRA) - R$ 34,81


veja tudo

DECKS REVELADOS


ARTIGOS


18/05/2015

08/12/2014
PAUPER - REFLEXÕES DE UM FORMATO COMPETITIVO

25/09/2014
CINCO RARAS DE KTK PARA SE OBSERVAR

11/09/2014
AS MÍTICAS DE KHANS OF TARKIR


veja tudo

MAGIC HOUSE SCHOOL


07/01/2014
MHS #23: MECÂNICA

18/09/2013
MHS #22: EFEITOS DE CÓPIA 2

27/08/2013
MHS #21: SUBORNO

02/08/2013
MHS #20: EFEITOS DE CÓPIA


veja tudo

TORNEIOS


04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

04/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

03/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

01/04/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

29/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

28/03/2015
EM BREVE NOVOS TORNEIOS

veja tudo

Item adicionado com sucesso!



O item não foi adicionado!
Veja se a quantidade está correta!



Item removido com sucesso!



Quantidade inválida ou superior a máxima permitida:



Login ou Senha inválidos!



Aconteceu um erro ao deslogar seu usuário.
Por favor recarrege a página